Atualidades

Geotecnologias, desastres ambientais e gestão das cidades: entenda mais sobre o assunto!

Uma grande aplicação das geotecnologias está ligada à gestão de municípios, meio ambiente e planejamento estratégico de negócios. Vamos falar um pouco neste texto sobre esse assunto tão atual!

Você sabe o que são Geotecnologias?

Geotecnologia é um termo para designar todas as etapas que envolvem uso e análise espacial de dados geográficos e o seu compartilhamento. São compostas por hardwares, softwares e peopleware, essa última denominação sendo definida como pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de tecnologia da informação.

Geotecnologias e eventos naturais

Obter informações de eventos naturais como chuvas, secas, tornados, são de extrema relevância para manter a ordem nas cidades e preservar em muitas situações vidas.

Saber de ocorrências em escalas locais ou globais permite com que os órgãos governamentais possam agir com ações preventivas e diminuir nesse caso as consequências extremas e catastróficas.

Além desses eventos naturais causarem em muitos casos danos a população, causam também prejuízos ao país, uma vez que interferem no agronegócio, impactando economicamente vários setores. Regiões entram em situação de emergência e recurso públicos são demandados para amparar as regiões afetadas.

Cada vez mais tem se empregado o uso de geotecnologias para previsão desses eventos pela facilidade de acesso e pela qualidade dos dados gerados em várias ferramentas do Sensoriamento Remoto.

Gestão das cidades

Um fator super importante e utilizado nas atividades de planejamento das cidades é a localização. Localização, por exemplo, de postos de saúde e suas áreas de atendimento, escolas e os endereço dos alunos, ruas pavimentadas e a relação com áreas de maior movimento para ações no trânsito.

Monitoramentos do solo, incluindo características naturais e influenciadas pela ocupação territorial como os processos erosivos e os escorregamentos.

Os dados coletados são úteis também para ser utilizado como dados históricos ao longo do tempo, sendo utilizados em estatísticas, previsões, projetos para obras de engenharia.

Como essas ações são realizadas?

Essas ações são realizadas através de:

  • GIS – Sistema de Informação Geográfica;
  • Imagem de satélites;
  • Uso de softwares para manipulação de tratamento de dados;
  • Elaboração de mapas;
  • Cálculos e definição de indicadores das situações estudadas;
  • Criação e alimentação de banco de dados.

Vamos exemplificar?

O INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais disponibiliza gratuitamente via internet imagens de satélites permitindo a interação entre usuários e o banco de imagens.

São disponibilizadas as imagens dos satélites AQUA, TERRA, S-NPP, UK-DMC-2, LANDSAT-1, LANDSAT-2, LANDSAT-3, LANDSAT-5, LANDSAT-7, LANDSAT-8 , CBERS-2 , CBERS-2B, CBERS-4 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), RESOURCESAT-1, RESOURCESAT-2.

Dessa maneira, população, governo, profissionais responsáveis pelo planejamento urbano, pesquisadores, defesa civil, policiamento, empresas de transportes e trânsito, dentre outros, podem ter acesso a informações conforme sua necessidade e atribuições.

Em um mundo cada vez mais preocupado com questões ambientais e formas sustentáveis do mundo se desenvolver a geotecnologia está presente nessa caminhada!

É sempre importante se atualizar! A CPE Tecnologia oferece cursos para te ajudar nisso, entre em contato conosco. E não esqueça de ficar ligado no nosso blog. Sempre trazemos textos e e-books gratuitos para você.

Gostou do nosso post? Mande suas indicações de novos temas! Utilize nossas redes sociais FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

Imagem de capa: Alagamento na avenida no bairro Primeiro de Maio, região norte de Belo Horizonte, em Minas Gerais Agência Nitro/AE/VEJA

 

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This