Geotecnologias e gestão das cidades: como evitar trágedias?

Uma grande aplicação das geotecnologias está ligada à gestão de municípios, meio ambiente e planejamento estratégico de negócios. Vamos falar um pouco neste texto sobre esse assunto tão atual!

Você sabe o que são Geotecnologias?

Geotecnologia é um termo para designar todas as etapas que envolvem uso e análise espacial de dados geográficos e o seu compartilhamento. Sendo assim, são compostas por hardwares, softwares e peopleware, essa última denominação sendo definida como pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de tecnologia da informação.

Geotecnologias e eventos naturais

Em suma, obter informações de eventos naturais como chuvas, secas, tornados, são de extrema relevância para manter a ordem nas cidades e preservar em muitas situações vidas.

Afinal, saber de ocorrências em escalas locais ou globais permite com que os órgãos governamentais possam agir com ações preventivas e diminuir nesse caso as consequências extremas e catastróficas.

Além desses eventos naturais causarem em muitos casos danos a população, causam também prejuízos ao país, uma vez que interferem no agronegócio, impactando economicamente vários setores. Afinal, regiões entram em situação de emergência e recurso públicos são demandados para amparar as regiões afetadas.

Desse modo, cada vez mais tem se empregado o uso de geotecnologias para previsão desses eventos pela facilidade de acesso e pela qualidade dos dados gerados em várias ferramentas do Sensoriamento Remoto.

Gestão das cidades

Além disso, um fator super importante e utilizado nas atividades de planejamento das cidades é a localização. Localização, por exemplo, de postos de saúde e suas áreas de atendimento, escolas e os endereço dos alunos, ruas pavimentadas e a relação com áreas de maior movimento para ações no trânsito.

Monitoramentos do solo, incluindo características naturais e influenciadas pela ocupação territorial como os processos erosivos e os escorregamentos.

Portanto, os dados coletados são úteis também para o acompanhamento de dados históricos ao longo do tempo, utilizados em estatísticas, previsões, projetos para obras de engenharia.

Como são realizadas?

As ações ordenam-se utilizando as seguintes ações:

  • GIS – Sistema de Informação Geográfica;
  • Imagem de satélites;
  • Uso de softwares para manipulação de tratamento de dados;
  • Elaboração de mapas;
  • Cálculos e definição de indicadores das situações estudadas;
  • Criação e alimentação de banco de dados.

Vamos exemplificar?

O INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais disponibiliza gratuitamente via internet imagens de satélites permitindo a interação entre usuários e o banco de imagens.

Disponíveis as imagens dos satélites AQUA, TERRA, S-NPP, UK-DMC-2, LANDSAT-1, LANDSAT-2, LANDSAT-3, LANDSAT-5, LANDSAT-7, LANDSAT-8 , CBERS-2 , CBERS-2B, CBERS-4 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), RESOURCESAT-1, RESOURCESAT-2.

Dessa maneira, população, governo, profissionais responsáveis pelo planejamento urbano, pesquisadores, defesa civil, policiamento, empresas de transportes e trânsito, dentre outros, podem ter acesso a informações conforme sua necessidade e atribuições.

Em um mundo cada vez mais preocupado com questões ambientais e formas sustentáveis do mundo se desenvolver a geotecnologia está presente nessa caminhada!

Por fim, é sempre importante se atualizar! Por isso, a CPE Tecnologia oferece cursos para te ajudar nisso, entre em contato conosco. E não esqueça de ficar ligado no nosso blog. Sempre trazemos textos e e-books gratuitos para você.

Gostou do nosso post? Mande suas indicações de novos temas! Utilize nossas redes sociais FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

Imagem de capa: Alagamento na avenida no bairro Primeiro de Maio, região norte de Belo Horizonte, em Minas Gerais Agência Nitro/AE/VEJA

 

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário