Escaneamento a Laser 3D: veja o cristo redentor em 3D.

Já imaginou poder analisar um escaneamento a laser do Cristo Redentor?

A estrutura está localizada no topo do Moro do Corcovado, com vista para a cidade do Rio de Janeiro, sendo visualizada de vários pontos da cidade.

Incluído na lista de Patrimônios da Humanidade, e eleito uma das maravilhas do mundo, o Cristo é visitado por milhares de pessoas, de todo o planeta.

Para te dar um gostinho dessa experiência, você poderá conferir o escaneamento em 3D da estrutura.

Primeiro, confira como ela foi feita:

Escaneamento a laser em parceria com a GeoSLAM

A estrutura histórica é a escolhida como palco de um projeto incrível da GeoSLAM juntamente com a CPE Tecnologia.

Sendo assim, a ideia foi de realizar o escaneamento a laser de toda a estrutura, tanto por dentro, quanto por fora. Assim, pudermos criar uma imagem do cristo redentor 3D.

Imagem produzida através de câmera acoplada a drone.

Para isso, a tecnologia associada nos equipamentos permitiu que o trabalho de digitalização de todo o Cristo fosse feito por uma pequena equipe da CPE Tecnologia em apenas 45 minutos.

Mesmo com todo o nível de detalhe da estrutura, como rosto, mãos, manto, suas escadas e passagens internas estreitas, base capturadas com facilidade e precisão.

Mas, para chegar ao resultado, usamos um equipamento de ponta.

Laser Scanner ZEB Horizon

O ZEB Horizon é um Laser Scanner portátil que faz parte da linha ZEB da GeoSLAM.

Nele, a leveza e facilidade de transporte são um diferencial. Isso permite o mapeamento 3D durante o caminhamento do operador pelos ambientes.

Sendo assim, a versatilidade do equipamento garante o emprego em ambientes variados, tanto em áreas internas como externas, como ocorreu no escaneamento do Cristo Redentor.

A tecnologia do Laser Scanner ZEB permitiu o escaneamento ainda mais detalhado de todo o interior do Cristo, como nenhum outro equipamento.

Afinal, emitindo 300.000 pontos de laser por segundo, precisão de 1 a 3 cm, 100m de alcance, os detalhes da captura tem precisão, mesmo com a sua captura facilitada.

Para a varredura externa, o ZEB Horizon foi acoplado em um Drone, possibilitando a captura da estrutura do ar.

Laser scanner ZEB Horizon acoplado em drone para escaneamento externo do Cristo Redentor.

Ficou curioso para ver o Cristo Redentor em 3D? Clique no link abaixo e confira o escaneamento desse monumento símbolo do Rio de Janeiro!

CTA-email
Acesse agora e veja o Cristo Redentor 3D.

Quer sabem mais sobre como esse escaneamento foi feito, e conhecer os produtos que geram esse resultado? Fale com um consultor especialista!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      1 comentário em “Escaneamento a Laser 3D: veja o cristo redentor em 3D.”

      Deixe um comentário