Cuidados com GNSS: 7 dicas essenciais.

Adquirir, alugar, manusear um GNSS requer alguns cuidados simples que irão garantir que você tenha o equipamento em bom estado por muito mais tempo. Confira 7 dicas para cuidar do seu equipamento!

Importância dos cuidados com GNSS

Manter equipamentos funcionando e com qualidade é uma preocupação de muitos profissionais. Afinal, quanto mais durável, melhor.

Assim sendo, é essencial ter cuidados e dar atenção especial para aparelhos como os GNSS. Com isso, prolongamos a vida útil e mantemos a qualidade do trabalho.

Vamos a algumas dicas para te ajudar a cuidar do seu GNSS.

Manuseio do GNSS.

O receptor GNSS é um equipamento compacto, leve e inteligente. Sendo assim, é conservado em uma maleta para melhor proteção e facilidade em seu transporte, a utilize para proteger o produto.

Sendo assim, ao retirar e colocar o seu equipamento na maleta, garanta que esteja em superfície plana e estável, não empilhe para evitar quedas. Desse modo, ao fechá-la certifique-se do travamento correto.

Tenha cuidado no transporte.

Desenvolva a prática de transportar o seu equipamento na maleta, isso irá protegê-lo de impactos e intempéries. Portanto, ao realizar o carregamento, o faça com segurança.

Durante o transporte, não mantenha peças montadas, mesmo que esteja nas mãos ou no colo de um passageiro.

GNSS molhou? Veja o que fazer!

Se o equipamento estiver molhado ou úmido, deixe-o secar fora da maleta em local arejado. Desligue o receptor ou coletora e retire a bateria para secar completamente. Siga a mesma instrução se a maleta se molhar. 

Afinal, equipamentos danificados por umidade podem apresentar falhas em sua utilização.

Limpeza e cuidado com GNSS

Limpar o equipamento regularmente é necessário e para isso utilize algum produto não abrasivo, retirando os resíduos de poeira ou matérias nas saídas do receptor.

Por isso, não esqueça de limpar o compartimento da bateria e o do chip.

Conhecimento do local de trabalho previamente

O rádio externo poderá não funcionar corretamente em áreas com interferência de sinal. Alguns exemplos são em locais como redes de alta tensão, torres de comunicação ou próximo a presídios.

Portanto, inspecione o local de trabalho antecipadamente para não haver contratempos.

Dicas de cuidados com GNSS

Para a coletora recomenda-se o uso de película protetora, evitando problemas no sistema touch screen. Prenda ou guarde as canetas do touch screen evitando perde-las no campo.

Para retirar os cabos do equipamento, puxe próximo à entrada do mesmo, pois os cabos possuem um sistema de proteção. Não utilize ferramentas para realizar a essa retirada, evitando danos ao cabo e seu conector.

Recomendações na instalação de GNSS em campo

Instale a o equipamento em local seguro, fixe bem os tripés e bastões e proteja-o contra animais.

Com a montagem completa dos acessórios, fixe o conjunto todo. Atenção, por nenhum motivo deixe a base nivelante sem parafusar no tripé, evitando quedas.

Fixe os pés do tripé firmemente no terreno. No caso da antena externa, certifique-se de posicioná-la em uma altura que não gere riscos de queda, por exemplo, devido à ação do vento.

Por isso, no caso de qualquer acidente, não tente consertar o equipamento sozinho, contate a assistência técnica.

Cuidados com GNSS são fáceis.

Fácil não é mesmo? Contudo, os cuidados descritos neste post são valiosos que preservarão o seu equipamento e impactará na qualidade dos serviços realizados.

Por fim, já conhece todas as redes sociais da CPE Tecnologia? Conheça e fique por dentro das novidades!  FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário