Como utilizar estação total?

É estudante ou está iniciando os trabalhos utilizando uma Estação Total? Confira as dicas que preparamos para você! Aqui, você aprende a como utilizar estação total.

A estação total é uma evolução do teodolito, onde que com o avanço tecnológico tornou-se possível além de realizar medições com o aparelho, armazenar os dados coletados. O instrumento também pode ser chamando de taqueômetro.

As coordenadas são obtidas por meio de dados coletados a partir de ângulos e distâncias. A precisão na medição de ângulos e o alcance varia de acordo com o modelo do aparelho, por exemplo, a Estação Total GD2i – Geodetic, apresenta precisão angular de 2’’, alcance de 5.000m com o prisma.

Sendo assim, através do levantamento de campo realizado com uma estação total, o equipamento armazena medidas que fornecem informações do terreno e, que posteriormente, quando descarregados em um computador e através de softwares específicos, possibilitam a elaboração de mapas e projetos.

Tripé – Como utilizar estação total.

O tripé serve para a sustentar o equipamento. Seus “pés” são cravados no terreno, o que oferece sustentação. Além disso, ajusta-se de forma que o apoio da estação fique sobreposto ao ponto de referência.

Ajustamos a altura do tripé considerando a superfície de interesse e colocado o equipamento, de modo que fique em uma boa altura para o leitor.

Posteriormente, realiza-se a instalação e o nivelamento do aparelho sobre o tripé. Para segurança, nunca coloque o aparelho sem fixar o tripé no solo!

Base Nivelante

Para afixar a estação total através de um parafuso utiliza-se a base nivelante. Desse modo, os parafusos de fixação devem ser travados levemente, mas não os force. Portanto, se a base nivelante for instalada incorretamente, a precisão da medição será afetada.

Os níveis do aparelho devem estar nivelados, ou seja, com a bolha no centro. Sendo assim, os trabalhos são iniciados após o nivelamento correto.

Veja também: Afinal, o que eu preciso saber sobre georreferenciamento de imóveis rurais?

Prisma

O prisma é afixado no bastão, destinado à reflexão do sinal emitido pela estação total. É importante que o bastão do prisma esteja nivelado.

utilizar estação total
utilizar estação total
utilizar estação total

Como utilizar estação total?

Para realizar o levantamento em campo, a estação total fica em um tripé sob um ponto de coordenadas conhecidas, nivelada e orientada. Contudo,para realizar a pontaria até os pontos de interesse, é importante não ter obstruções entre o equipamento e o ponto de interesse.

Os dados são armazenados no equipamento baseado em cálculos da distância até o ponto medido através do tempo de deslocamento (ida e volta). Dessa forma, por meio do feixe laser e armazena os ângulos horizontais e verticais segundo rotação da luneta da estação.

Com o auxílio de trigonometria, os ângulos e distâncias calculá-se as coordenadas das posições atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados, ou a posição do instrumento com relação a pontos conhecidos.

Há no mercado, modelos de estações totais robotizadas permitindo ao operador controlar a máquina à distância via controle remoto.

Isso elimina a necessidade de um assistente para segurar o prisma refletor sobre o ponto. Um único operador segura o refletor e controla a máquina a partir do ponto de interesse.

utilizar estação total

Cuidados importantes ao utilizar estação total

1 – Sempre transporte a estação total na maleta. Dessa forma, você protege o seu equipamento. Mas, lembre-se de deixar fechada.

2 – Se o equipamento estiver molhado ou úmido, deixe-o fora da caixa em local arejado, assim como a maleta, para que sequem completamente. Equipamentos danificados por umidade podem apresentar comportamentos adversos no registro das medições.

3 – A calibração do equipamento pode interferir nos dados coletados.

Por fim, gostou das dicar do nosso post? Siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe as novidades!

FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário