Evolução do software Topograph TG 98 para o Bentley Topograph

Você que está na área da agrimensura provavelmente já teve algumas experiências com utilizações de softwares, talvez inclusive tenha utilizado o TopoGRAPH TG 98, software difundido e consagrado na área. O TopoGRAPH TG 98 recebeu atualização para uma nova versão, o Bentley TopoGRAPH.

Quer conhecer sobre a tecnologia do Bentley TopoGRAPH? Já utiliza equipamentos topográficos em campo como Estações Totais, GNSS, Drones para otimizar os seus trabalhos em campo e quer levar melhorias também para o processamento dos dados coletados? Nós te ajudaremos com esse post! Boa leitura!

Bentley TopoGRAPH

O Bentley TopoGRAPH possibilita que os profissionais possam expandir o seu escopo de trabalho, entregar melhores projetos, com mais qualidade e agilidade. Sendo assim, o software é segmentado nos módulos “Topografia” e “Volumes”.

Entretanto, entre as principais características que podemos citar, os recursos de visualização 3D, novos elementos gráficos, maior capacidade de carregamento de pontos, modelos de plotagem, geração da planta final do levantamento.

Recursos do Bentley topoGRAPH

Para trabalhos com caderneta de campo, o Bentley TopoGRAPH trabalha com dados topográficos oriundos de coletores de dados, estações totais, documentos de texto.

Dessa forma, as estações definidas nas cadernetas de campo que contém informação de localização e posição, a vista gráfica pode apresentar o desenho de todas as poligonais criadas.

Dessa forma, para cada poligonal ou irradiações calculadas, cria-se um documento e associado à caderneta de campo. Estes documentos quando abertos representam-se em formato de tabela com a respectiva vista gráfica.

O software trabalha com coordenadas topográficas (arbitrárias ou locais), UTM, Geodésicas e Cartesianas.

Em forma de tabela, representam assim, cada um destes documentos, quando abertos. E no caso de coordenadas topográficas, associa-se uma vista gráfica. Portanto, é possível realizar a transformação de coordenadas entre os vários sistemas.

A elaboração de seções transversais com software utiliza o terreno natural, medição, nível geológico e após sua criação podemos visualizá-las e analisá-las através da vista gráfica.

Modelo Digital do Terreno (MDT)

O Modelo Digital do Terreno (MDT) é criado a partir de pontos no modelo de desenho, onde tais pontos utilizam as ferramentas CAD ou importando uma nuvem de pontos xyz.

O módulo georreferenciamento foi atualizado para atender a nova edição da Norma Técnica para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

A função que trabalha com Loteamento destina-se às atividades de parcelamento de solo com divisão de terras em forma de lotes. Contudo, para criação do loteamento, utilizam-se informações como nome, localização, município, com ou sem a informação de georreferenciamento, etc.

Assim como as configurações no dimensionamento de áreas, ângulos, distâncias e elementos do desenho. Com o arquivo de loteamento criado, criam-se os lotes.

Já o módulo gráfico 3D é a parte do Bentley que mais sofreu alterações em relação ao TG 98. Afinal, com a integração à plataforma CAD da Bentley, o software tornou-se uma solução completa, um CAD 3D.

Além disso, ferramentas foram agregadas para facilitar o trabalho com topografia. O conteúdo de todas as vistas gráficas são equivalentes a elementos CAD e as tabelas disponibilizam a opção para geração de relatórios.

Atualize-se!

Você pode atualizar o Topograph TG 98 para a versão Bentley Topograph.

Ademais, se você tem interesse em adquirir o software, a CPE conta com equipe qualificada de vendas para atender suas necessidades e esclarecer suas possíveis dúvidas.

Quer expandir seus conhecimentos? Nossa empresa possui cursos do Bentley TopoGRAPH para você!

Entre em contato conosco e siga-nos no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Instagram que estamos sempre publicando assuntos interessantes e enriquecedores para você!

bentley topograph

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      7 comentários em “Evolução do software Topograph TG 98 para o Bentley Topograph”

      1. Artigo bastante esclarecedor e possibilita orientação para que quem está adentrando na área de agrimensura .
        Links muito úteis e objetivos .
        Continuem…

      2. tenho uma chave do topograph Se98. Quando usava, tenha a ultima atualização. Hoje ao instalar via CD, tenho apenas a versão original de quando comprei o programa, e não consigo abrir os trabalhos. Tem como adquirir a ultima atualização ?

      3. tenho uma chave do topograph Se98. Quando usava, tenha a ultima atualização. Hoje ao instalar via CD, tenho apenas a versão original de quando comprei o programa, e não consigo abrir os trabalhos. Tem como adquirir a ultima atualização ?

      4. tenho uma chave do topograph Se98. Quando usava, tinha a ultima atualização. Hoje ao instalar via CD, tenho apenas a versão original de quando comprei o programa, e não consigo abrir os trabalhos. Tem como adquirir a ultima atualização ?

      Deixe um comentário