Serviços de topografia: dicas para vender.

O que é preciso para vender serviços de topografia? Primeiramente, é necessário ter conhecimentos técnicos modernos e adequados e prestar um serviço eficiente. Além disso, a execução de um levantamento adequado e de uma boa planta exigem profissionais qualificados.

Porém, de nada adianta ser um ótimo profissional se você não tiver clientes que comprem seu trabalho. O faturamento da empresa de topografia dependerá da quantidade e, especialmente, da fidelidade do seu público de interesse.

Contudo, vale ressaltar que este público também busca por menor custo, cumprimento de prazos e pela entrega do que foi contratado no mais alto padrão de qualidade possível.

Para crescer e lucrar mais, seu negócio precisa buscar oportunidades de melhorias nas áreas de marketing e de relacionamento com o cliente. Assim, você venderá os serviços, otimizando seus processos e ampliando resultados positivos.

Neste artigo, você encontrará 4 dicas que poderão ser aplicadas agora mesmo em sua rotina de vendas. Sendo assim, esperamos que ao final deste post você esteja pronto para oferecer e comercializar serviços de topografia de maneira eficiente.

Desse modo, gerando rentabilidade e lucratividade em seu negócio. Vamos lá?

1. Busque por qualificação antes de vender seus serviços de topografia.

Um cliente só ficará satisfeito, procurará sua empresa de novo e indicará seus serviços para outros colegas do ramo, caso perceba que o trabalho foi prestado por um profissional que entenda bem o que está fazendo. Isso gera confiança de que seu investimento terá o retorno esperado.

Com a tecnologia avançando muito rápido nos últimos anos, é preciso que os profissionais estejam sempre atualizados. Portanto, reciclando conhecimentos e aprendendo novidades em equipamentos e em técnicas.

Quanto mais rápidas e precisas forem as formas de operar os equipamentos e processar os resultados, maior será sua lucratividade, e, consequentemente, a garantia do cumprimento dos prazos propostos.

No Brasil, existem excelentes empresas de venda e locação de equipamentos para área de topografia que realizam cursos, treinamentos e seminários. Participar dessas atividades pode lhe trazer um bom diferencial de qualificação profissional em relação aos seus concorrentes.

Saiba utilizar soluções digitais que reduzem custos e tempo de processamento de dados. Drones, por exemplo, já são usados em levantamentos planialtimétricos, gerando ótimos resultados a baixos custos de operação. Quem sabe você não possa aprender a operá-los?

2. Demonstre competência e confiabilidade.

Agora que você e seus funcionários já estão qualificados, é hora de dizer isso aos clientes! Nesse momento, é muito importante promover a melhor imagem possível de seus trabalhos para quem pretende adquiri-los.

Ao fazer um orçamento para um possível cliente, por exemplo, certifique-se de que ele saiba que seus equipamentos são de ótima qualidade e que você conta com uma equipe técnica especializada, que poderá dar o suporte que for preciso para realizar o levantamento.

Procure detalhar e explicar ao máximo o serviço que será feito e cumpra com cada item que foi acordado entre as partes, principalmente com o prazo! Nunca proponha um período muito apertado somente para agradar na hora de fechar negócio, sabendo que será difícil cumpri-lo.

Tenha em mente o tempo de duração e os equipamentos necessários. Para isso, faça um planejamento de trabalho com metas e siga-o corretamente.

Deixe o consumidor ciente de que você conhece as consequências de um possível atraso na entrega, e que prejuízos financeiros e atrasos na obra não ocorrerão.

Outrora, outra forma de demonstrar competência e confiabilidade é padronizando a execução das tarefas. Todo serviço contratado deve ser entregue nos mesmos padrões de apresentação, detalhamento e boa execução.

Sendo assim, as plantas devem ser idênticas, para que o cliente associe a satisfação aos produtos entregues pela sua empresa.

 3. Entenda para quem você vai vender serviços de topografia.

Conheça seus clientes. Em vez de tentar prestar trabalhos gerais para todo tipo de gente, foque em um grupo específico de clientes que procuram o serviço especializado que você oferece. Depois disso, procure entender suas necessidades e busque a melhor forma de atendê-las.

Quando as expectativas do comprador são correspondidas ou até mesmo superadas, ele se torna um comprador fiel. Entretanto, a compra não acaba no momento da entrega dos produtos ou serviços. Um bom pós-venda também é essencial para garantir o retorno desse cliente.

Comunique-se e busque saber como anda o projeto para o qual você fez a planta. Mostre-se disposto a esclarecer e a prestar auxílio quando necessário. Contudo, caso correções precisem ser feitas, entregue-as o mais rápido que puder.

Afinal, esse tipo de apoio no pós-venda é importante não só para agradar o cliente, mas, também, para você conhecer seus próprios resultados e saiba onde as coisas estão indo bem e onde precisam melhorar.

 4. Mostre seu trabalho para o mercado.

Quando for conhecer um cliente em potencial, apresente a ele trabalhos anteriores e seus bons resultados. Tenha um portfólio e mostre que você é um profissional sério. Além disso, seja pontual e reforce que você sabe cumprir prazos e especificações.

Use as redes sociais para divulgar seus serviços de topografia e para apresentar seu negócio aos consumidores que possam se interessar. Agora que você já aprendeu a fidelizar clientes, peça que eles deem depoimentos e publique-os nas suas páginas na internet.

Busque informações em sites, fóruns e blogs sobre novidades no mundo da topografia e interaja com esses grupos. Ademais, amplie sua rede de contatos e esteja presente em eventos, congressos e feiras da área.

Além disso, você também pode criar seu próprio blog de serviços de topografia para publicar informações sobre a sua empresa e se fazer cada vez mais conhecido nesse meio. Atualmente, a internet é o melhor canal para se promover, por isso, não deixe de usá-la a seu favor.

Por fim, seguindo essas dicas para vender serviços de topografia, temos certeza de que sua empresa se diferenciará e terá cada vez mais lucros.

Gostou do post? Então compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e ajude seus amigos a aprenderem mais sobre o assunto!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário