Atualidades

Amazônia 1: O primeiro satélite 100% brasileiro!

Com 4 metros de comprimento e 640 kg o Amazônia 1, o primeiro satélite 100% brasileiro de observação da Terra, projetado e operado no Brasil foi lançado ao espaço no Satish Dhawan Space Centre (SHAR), em Sriharikota, na Índia no dia 28/02/2021.

O satélite foi projetado pela equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, com o propósito de capturar imagens de alta resolução, para melhorar o sensoriamento remoto em áreas do Brasil, tendo utilizações variadas como monitoramento da região costeira, reservatórios de água, florestas naturais e cultivadas, desastres ambientais, sistemas de alerta, incluindo o auxílio na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica. Amazônia 1 se comunicará com estações de monitoramento em Cuiabá (MT), Alcântara (MA) e Cachoeira Paulista (SP) e gerará imagens do planeta a cada 5 dias, onde todos os movimentos do satélite serão coordenados de uma outra estação, localizada no Inpe.

O satélite já enviou as suas primeiras imagens!

Fonte: INPE

O satélite se junta a outros dois no Brasil que já estão em operação e que foram desenvolvidos em parceria com a China.

Os dados gerados a partir do satélite serão disponibilizados para a comunidade científica, órgãos governamentais e usuários interessados.

Quer estar sempre atualizado sobre assuntos da área de Geotecnologias? Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho!

CPE tecnologia, blog da CPE Tecnologia, YouTube, Instagram, Linkedin, Twitter.

Fonte: INPE

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This