Amazônia 1: O primeiro satélite 100% brasileiro!

Com 4 metros de comprimento e 640 kg o Amazônia 1 é o primeiro satélite 100% brasileiro de observação da Terra. Projetado e operado no Brasil o lançamento ao espaço ocorreu no Satish Dhawan Space Centre (SHAR), em Sriharikota, na Índia no dia 28/02/2021.

O satélite projetado pela equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, com o propósito de captar imagens de alta resolução. Assim, feito para melhorar o sensoriamento remoto em áreas do Brasil.

Além disso, o equipamento tem utilizações variadas como monitoramento da região costeira, reservatórios de água, florestas naturais e cultivadas, desastres ambientais, sistemas de alerta. Ademais, inclui o auxílio na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica.

Amazônia 1 se comunicará com estações de monitoramento em Cuiabá (MT), Alcântara (MA) e Cachoeira Paulista (SP) e gerará imagens do planeta a cada 5 dias, onde todos os movimentos do satélite serão coordenados de uma outra estação, localizada no Inpe.

Ademais, o satélite já enviou as suas primeiras imagens!

Fonte: INPE

O satélite se junta a outros dois no Brasil que já operam. Desenvolvidos em parceria com a China.

Os dados captados a partir do satélite estão disponíveis para a comunidade científica. Além de órgãos governamentais e usuários interessados.

Por fim, quer estar sempre atualizado sobre assuntos da área de Geotecnologias? Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho!

CPE tecnologia, blog da CPE Tecnologia, YouTube, Instagram, Linkedin, Twitter.

Fonte: INPE

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      2 comentários em “Amazônia 1: O primeiro satélite 100% brasileiro!”

        1. Também ficamos felizes com a notícia, Cesar! Continue ligado no nosso Blog e não perca nenhuma novidade no universo da geotecnologia.

      Deixe um comentário