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O que fazer para captar clientes na área de topografia?

Profissionais autônomos têm sempre muitos desafios, desde a captação de público até a contratação de funcionários e fornecedores. Mas o maior deles, de fato, é atrair grandes clientes.

Quando uma empresa presta serviço para grandes clientes, ela se consolida no mercado e passa a ser procurada para prestar serviços, em vez de ter que tomar medidas constantes para captação. Pensando nisso, neste post vamos revelar os segredos que vão ajudar você a atrair grandes clientes. Continue lendo para descobrir todos eles!

Conheça o cliente em potencial

Para realizar uma venda, você precisa apresentar uma proposta que atenda às necessidades e expectativas do seu cliente. Se existem outros profissionais que prestam o mesmo serviço, você precisa de atrativos como preço, qualidade e seriedade para conquistá-lo.

O primeiro passo para essa conquista é saber o que ele precisa e como ele deseja ser atendido. Por isso, é importante pesquisar sobre o cliente em potencial. Mas como fazer isso?

Se o seu futuro grande cliente é uma empresa, pessoa ou instituição famosa, provavelmente existem muitas informações sobre ele na internet. Você pode encontrar informações sobre o trabalho que ele desenvolve, assim como seus objetivos, e até conhecer empresas que lhe prestaram serviços anteriormente.

Outra forma de pesquisar a respeito do cliente é conversar com profissionais e contatos que você conheça nesse campo de atuação.

Além de descobrir informações sobre a empresa, você deve relacioná-las com a realidade da sua organização e dos serviços que você presta. Deve analisar, inclusive, quais desses serviços e produtos atenderão, de fato, às necessidades do cliente.

Para profissionais e prestadores de serviços de topografia, isso não é diferente. Verifique os problemas que o seu cliente em potencial pode ter passado com outros prestadores de serviço, ou se ele deseja um serviço realizado com equipamentos de ponta, prazo diferenciado, entre outras possibilidades.

Então, após descobrir todas as possíveis solicitações que esse grande cliente pode realizar, analise como os seus serviços podem atendê-lo da melhor forma possível e qual será o seu diferencial em relação aos outros profissionais do mercado de trabalho, para então elaborar uma eficiente proposta comercial.

Apresente uma proposta comercial eficaz

A proposta comercial é o momento de propor soluções e serviços para os problemas vivenciados pela empresa. Assim, é o momento em que você deve apresentar um diferencial que chame atenção do cliente e que o faça contratá-lo.

Lembre-se que a proposta comercial é um documento que deve ser informativo e claro, porém, como também é um instrumento de venda, ainda deve ser atraente ao cliente. Grosso modo, um modelo interessante deve conter:

  • capa;
  • carta de apresentação;
  • desafios encarados pelo cliente;
  • solução proposta para esses desafios;
  • depoimentos de outros clientes;
  • um cronograma detalhado, que informe prazos de entrega e prazos referentes ao pagamento.

A proposta também deve conter o retorno que o cliente deve esperar após o término do serviço, o motivo de escolher a sua empresa, o valor do investimento a ser feito nessa contratação dos seus serviços, a validade da proposta enviada e os seus dados de contato.

Antes de enviar, não se esqueça de conferir se todas as informações estão corretas. Assertividade e agilidade são imprescindíveis para impressionar positivamente durante contatos profissionais.

Entre em contato e seja persistente

Após elaborar a proposta comercial, é hora de contatar o cliente. E essa etapa pode ser difícil, pois agendar uma reunião com grandes clientes pode demorar. Além disso, ele pode já contar com algum profissional de sua confiança para os serviços que você realiza.

Diante disso, prepare-se para conseguir transmitir todas as informações e propostas quando aparecer a oportunidade. Outra opção viável é verificar a possibilidade de prestar um serviço menor, para conquistar a confiança do cliente e, no futuro, ampliar sua cartela de serviços oferecidas a ele.

Apresente diferenciais competitivos

Toda empresa que tem como objetivo se estabelecer com firmeza no seu campo de atuação precisa apresentar diferenciais de negócio.

O campo de prestação de serviços de topografia não é uma área saturada. Contudo, os clientes costumam decidir qual empresa contratar por meio de indicações ou pesquisa. E, uma vez que ela seja contratada, a maioria dos clientes permanece com essa mesma empresa em futuros projetos.

Grandes clientes costumam ser ainda mais rigorosos nesse processo de contratação, e mais resistentes à mudança na contratação. Por isso, apresentar diferenciais é imprescindível para atrair grandes clientes e mantê-los fidelizados.

A seguir, mais especificamente à área de topografia, ressaltamos alguns diferenciais que devem estar presentes em qualquer empresa que deseja se consolidar no mercado mantendo e atraindo maiores clientes:

Qualidade e seriedade

A topografia é o marco inicial de qualquer obra ou empreendimento. Por meio dela, o perfil do solo é estudado, e as modificações e locações necessárias no terreno podem ser feitas para a execução do empreendimento.

Se esse processo não for realizado corretamente, e seguindo o cronograma elaborado, ocorrerão erros que podem acarretar aumento do custo do empreendimento, atraso na execução dos serviços e na entrega final.

Por isso, para que os clientes fiquem satisfeitos e continuem a contratar seus serviços de topografia — e também a indicá-los para outros clientes —, é necessário executá-los sempre visando qualidade e cumprimento de prazos.

Aliás, qualidade e seriedade são ainda mais imprescindíveis para o profissional que deseja atrair grandes clientes, uma vez que esses buscarão referências de serviços executados e exigirão máxima habilidade na execução dos serviços contratados.

Mas, então, como alcançar esse elevado nível técnico na execução dos serviços? A resposta é simples: você deve se profissionalizar constantemente.

Ao buscar novas metodologias para resolver situações e problemas cotidianos e procurar formas melhores e mais eficientes de realizar o seu trabalho, você apresentará um serviço de qualidade ao seu cliente.

Tecnologia e inovação

Por fim, outro aspecto importante é a busca constante por equipamentos de ponta, uma vez que grandes projetos precisam de grandes serviços, e grandes serviços precisam de tecnologia e inovação.

Então, gostou do post? Agora que você já aprendeu tudo o que é necessário para atrair grandes clientes, que tal nos seguir em nossas redes sociais para acompanhar nossas próximas dicas e atualizações? Não perca essa oportunidade!

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CPE Tecnologia

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