O livro “Gruta do Maquiné, 190 anos: um ícone do Patrimônio Espeleológico Brasileiro”, organizado por Antoniel Silva Fernandes e Luciano Emerich Faria

O livro “Gruta do Maquiné, 190 anos: um ícone do Patrimônio Espeleológico Brasileiro”, organizado por Antoniel Silva Fernandes e Luciano Emerich Faria, é uma obra que celebra quase dois séculos da visita do renomado naturalista Peter Wilhelm Lund** à Gruta do Maquiné. Com a contribuição de 19 autores, o livro aborda temas que vão desde a geologia e paleontologia até a gestão e espeleoturismo da região, revelando a relevância histórica, cultural e científica dessa caverna de Minas Gerais.

Uma parceria entre CPE Tecnologia, Brandt Meio Ambiente e Underground Speleology possibilitou a realização de um levantamento tridimensional da gruta, utilizando tecnologia de ponta que assegura precisão e eficiência na documentação das suas estruturas internas. Esse projeto foi viabilizado com o uso do SLAM100 e do receptor GNSS RTK CHCNAV i73, equipamentos essenciais para a coleta de dados geoespaciais.

O laser scanner desempenha um papel vital em levantamentos de cavernas, pois permite capturar detalhes complexos em alta resolução e criar modelos tridimensionais que ajudam na preservação, no planejamento de visitas turísticas e em estudos científicos. E o receptor GNSS RTK foi utilizado para fazer o georreferenciamento da nuvem de pontos.

Para quem deseja conhecer a fundo essa história e se aprofundar nas maravilhas e no valor da Gruta do Maquiné, o livro pode ser baixado gratuitamente através do site do Opilião – Grupo de Estudos Espeleológicos. Essa iniciativa reforça o compromisso de compartilhar conhecimento e valorizar o patrimônio natural e cultural de Minas Gerais.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário