Os drones estão revolucionando a agrimensura e a topografia ao possibilitarem levantamentos rápidos, precisos e de baixo custo em áreas de difícil acesso. Essa tecnologia permite mapear terrenos, monitorar obras e fazer inspeções com maior agilidade, gerando produtos de alta qualidade como ortomosaicos, modelos digitais de elevação (DEM) e nuvens de pontos.
Planejamento do voo
A utilização de drones no levantamento topográfico segue um fluxo bem definido. Primeiro, é feito o planejamento do voo no software, onde se definem a área de interesse, a altitude e a sobreposição das imagens. Esse planejamento é crucial para garantir que o levantamento cubra toda a área de interesse com a precisão desejada.
Pix4D, Agisoft Metashape e DroneDeploy
Durante o voo, o drone captura imagens de alta resolução que são posteriormente processadas em softwares de fotogrametria, como o Pix4D, Agisoft Metashape ou o DroneDeploy. Esses programas usam as imagens sobrepostas para reconstruir modelos tridimensionais do terreno, gerando produtos como ortomosaicos, que são imagens georreferenciadas e corrigidas para eliminar distorções.
Redução de tempo e custo com o uso de Drones na Agrimensura
Uma das maiores vantagens do uso de drones é a redução de tempo e custo, pois eles conseguem cobrir grandes áreas em pouco tempo, e com uma equipe reduzida em campo. Além disso, ao contrário de métodos convencionais, o uso de drones reduz os riscos para a equipe, especialmente em terrenos íngremes ou regiões de difícil acesso.
A precisão alcançada nos levantamentos com drones pode variar conforme o equipamento e a metodologia usada. Sendo que o uso de pontos de controle em solo (GCPs) pode aumentar significativamente a acurácia dos dados. Ou seja, em aplicações como a construção civil, monitoramento ambiental e agricultura de precisão, o uso de drones é uma ferramenta indispensável. Permitindo tomadas de decisão baseadas em dados georreferenciados de alta qualidade.