Como fazer levantamento topográfico?

Saber como fazer levantamento topográfico corretamente é um desafio de campo para os topógrafos. Mas, não se preocupe, se você quer saber como fazer levantamentos topográficos de qualidade, vamos te ensinar.

O levantamento topográfico é feito conforme normas de topografia, escopo do projeto e muita mão na massa. Então, bora conferir como fazer levantamentos topográficos e se destacar nesse mercado?

Saiba mais sobre o assunto, conferindo as dicas:

  1. Como fazer levantamento topográfico?
  2. Comece pelas normas técnicas
  3. Defina o escopo e os requisitos do projeto de levantamento topográfico
  4. Tenha um pré-projeto em mãos
  5. Defina o método e os equipamentos mais adequados
  6. Insista em qualidade e tecnologia
  7. Entregue um levantamento topográfico de qualidade

Como fazer levantamento topográfico?

O levantamento topográfico consiste em mapear as características da superfície de um terreno, representando-as por plantas topográficas. Esse trabalho é realizado com a ajuda de diferentes equipamentos, escolhidos conforme o tipo do terreno e o nível de precisão necessária.

Porém, se realizado inadequadamente, as consequências podem ser graves. Desde desvios de orçamento até a paralisação da construção, incidindo em várias das disciplinas envolvidas e gerando mudanças consideráveis nos projetos de arquitetura e engenharia.

Portanto, para conseguir atingir os objetivos e satisfazer o cliente, você pode aplicar uma série de estratégias. Confira, abaixo, algumas dicas que podem ajudá-lo a realizar um levantamento topográfico de qualidade.

drone fazendo leitura de terreno em levantamento topográfico com vant

Comece pelas normas técnicas

Primeiramente, um dos aspectos mais importantes para a realização de um levantamento topográfico de qualidade é o atendimento às normas. São elas que orientam o trabalho e padronizam a apresentação, garantindo que o projeto seja facilmente entendido pelos profissionais aos quais se destina.

No Brasil, a principal entidade regulamentadora é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para topografia utilizamos uma  norma específica para Execução de Levantamentos Topográficos que é a  NBR 13.133:1994.

Existem outras normas que são aplicáveis conforme a categoria de trabalho a ser executado, como:

  •  Rede de Referência Cadastral Municipal — NBR 14.166:1998;
  •  Elaboração do “como construído” (as built) para edificações — NBR 14.645:2001;
  •  Locação topográfica e acompanhamento dimensional de obra metroviária e assemelhada — NBR 15.309:2005;
  •  Convenções topográficas para plantas e cartas. — NBR 15.777:2009.

Na hora de realizar um levantamento topográfico, deve-se escolher metodologias e equipamentos que atendam as normas. O mesmo vale para a representação gráfica dos projetos, que também devem estar padronizados.

Defina o escopo e os requisitos do projeto de levantamento topográfico

Antes de começar um levantamento topográfico, é fundamental saber para que o seu projeto será usado. Diferentes projetos podem necessitar de diferentes níveis de detalhe, e conhecer as necessidades do cliente pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro.

Por exemplo, as informações necessárias para o georreferenciamento de um imóvel rural podem não ser as mesmas que um arquiteto necessita. Conversar com o seu cliente sobre as necessidades do projeto permitirá que você concentre seus esforços em mapear o essencial. Isso garantirá a satisfação do cliente, a qualidade do projeto e a economia de esforços e recursos.

Em geral, um levantamento topográfico pode ser solicitado para:

  • definir os contornos da superfície de um terreno, bem como detalhes, como cobertura vegetal, cursos de água e edificações existentes;
  • determinar os limites de um terreno;
  • servir de base para projetos arquitetônicos, urbanos ou de engenharias.

Cada um desses projetos tem seu próprio escopo, e conhecê-lo vai ajudá-lo a definir os requisitos que você deve atender.

Tenha um pré-projeto em mãos

Fazer um pré-projeto é o primeiro passo que você deve dar na hora de realizar um levantamento topográfico. Uma vez que você conhece as necessidades do seu cliente, deve planejar a execução do seu projeto.

Nesse ponto, você deve buscar reconhecer a área, analisar os aspectos mais relevantes do terreno e definir o que será mapeado. Essa prática permite que você:

  • faça uma melhor escolha da técnica utilizada;
  • determine os vértices da poligonal ou a quantidade de pontos para o levantamento;
  • defina se o levantamento será planimétrico, altimétrico ou planialtimétrico.

Defina o método e os equipamentos mais adequados.

Baseado nas necessidades do seu cliente e nas características do terreno, você necessitará definir um método. Essa definição deve ocorrer na fase de pré-projeto e pode incluir um ou mais dos seguintes métodos principais:

  • levantamento aéreo (drone + laser): muito utilizado devido à facilidade de manuseio, economia de tempo e de custo;
  • sistema GNSS: utilizado para mapear áreas abertas com maior produtividade em levantamentos e locações;
  • estação total: permite mapear o local e seus recursos em detalhes com melhor precisão.

Esses métodos são também aplicados individualmente ou em conjunto, a depender das características do terreno. Para cada um deles, existe uma série de equipamentos disponíveis, com diferentes níveis de precisão e avanço tecnológico. Você pode, por exemplo, considerar utilizar Estações Totais, Sistema GNSS RTK ou pós processado, Nível Topográfico, Laser ScannerDrones, entre outros.

Invista em tecnologia.

Os equipamentos para topografia passaram por uma grande inovação nos últimos anos, mudando a forma de trabalho dos profissionais do ramo.

Atualmente, é possível utilizar ferramentas de alta precisão e fácil manuseio, otimizando o dia a dia dos topógrafos. Desse modo, aumentando a qualidade dos serviços oferecidos e garantindo mais rapidez dos trabalhos. 

Assim, investir em equipamentos de ponta garante alto rendimento e confiabilidade.

técnicas de posicionamento gnss

Entregue um levantamento topográfico de qualidade.

Entretanto, nada adianta realizar bom levantamento se você não garante a qualidade do produto entregue. Assegure-se de elaborar um material técnico completo, com todas as plantas topográficas, seções, croquis e memória técnica, tudo conforme as normas e convenções de representação.

Além disso, não se esqueça de incluir os certificados de calibração dos equipamentos utilizados. Portanto, eles são a garantia de que o seu serviço é confiável, e seus resultados precisos, e entregá-los contribui para a satisfação do seu cliente.

Ainda tem dúvidas de como fazer levantamento topográfico?

Pode ter certeza de que, seguindo essas dicas, você conseguirá realizar um levantamento topográfico de qualidade. Sendo assim, como resultados, você observará a economia dos seus recursos, o aumento da sua rentabilidade e a fidelização dos seus clientes.

Por fim, quer saber mais sobre como escolher os melhores equipamentos para os seus levantamentos topográficos? Veja como definir a melhor tecnologia a ser usada no seu projeto topográfico e saiba como tomar essa decisão!

Conheça mais sobre nós em FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      4 comentários em “Como fazer levantamento topográfico?”

      1. Muito boa sua performance enquanto visão geral sobre a utilização da topografia na atualidade.

        1. Agradecemos o seu feedback! Fique ligado no nosso Blog e confira as melhores informações sobre a área de topografia e equipamentos.

      Deixe um comentário